Aposto que você está acostumado a ouvir sobre sua postura, o que vestir e não vestir, e ainda, como responder a uma pergunta sobre quem é você, por exemplo. Mas, você sabe o que são termos como: missão, valores, visão, objetivos e cultura organizacional? Leia esse artigo até o fim, pois aqui você vai conferir tudo o que ainda não te contaram sobre a sua primeira entrevista de emprego. Entender o que tudo isso significa, irá te ajudar a se destacar como candidato em uma entrevista. Então, já pega o papel e uma caneta para anotar os pontos importantes, e boa leitura!  

Primeira entrevista de emprego: entenda os principais conceitos

Toda e qualquer empresa possui uma missão, visão e valores que norteiam não só o relacionamento com os colaboradores, como também a forma como essa empresa se posicionará no mercado para alcançar seus objetivos. 

Esses conceitos funcionam como um guia que irá garantir o funcionamento do negócio, fazendo com que ele se destaque. Pois, definem o propósito da empresa, onde ela quer chegar, bem como quais são os princípios defendidos na organização. São conceitos simples, mas muito poderosos. Por isso, são comumente usados no ambiente corporativo e claro, na hora de avaliar um candidato a uma vaga. 

De encontro a isso, o primeiro passo para se preparar para uma primeira entrevista de emprego, é entender como funciona a empresa da qual você deseja fazer parte. Sendo assim, é fundamental que você procure não só o máximo de informações sobre ela, como também analise se os objetivos, a missão e os valores são compatíveis com os seus. Para isso, entenda a seguir um pouco mais sobre cada um desses conceitos.  

Conceitos fundamentais em uma primeira entrevista de emprego
Conceitos fundamentais em uma primeira entrevista de emprego. | Foto: unsplash.com

Missão, visão e valores

Uma vez que a empresa e até mesmo você – enquanto profissional – definem qual é a sua missão, sua visão e os seus valores, está pronto para planejar o futuro e determinar quais passos serão necessários para chegar lá. 

Cada um desses conceitos possuem uma série de características que servem como base para orientar você e a empresa a alcançar os objetivos e metas profissionais. E apesar de parecer uma tarefa fácil definir esses conceitos, requer bastante atenção e dedicação para definir esses três conceitos. Ajuda muito se você souber o que cada um deles significa:  

O que é missão?

A missão é aquilo que diferencia a empresa das demais e você como candidato. É a finalidade, a proposta de valor. O principal papel da missão é de inspirar, engajar, conectar e guiar uma pessoa ou um negócio em direção ao sucesso – seja quais forem os objetivos.

Afinal, quando você entende que há objetivos maiores por trás de cada decisão, a missão irá contribuir para o seu crescimento profissional. Em outras palavras, a missão pode ser definida como um propósito, e define tanto a sua identidade, quanto a da empresa. A sua missão deve estar na ponta da língua, e ela deve representar os resultados que você espera alcançar na organização. 

Vamos ver alguns exemplos de missões das maiores marcas do mundo? 

A missão da Coca-Cola é refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e criar valor onde estiver. Da Disney é alegrar pessoas, já da Nike é inspirar e inovar para cada atleta do mundo. Por mais que seja um conceito simples, ele expressa aquilo que move uma pessoa ou uma empresa. 

O que é visão?

Por outro lado, a visão é a declaração de onde você ou a empresa quer chegar, está diretamente ligado ao futuro. Isto é, trata-se de uma foto detalhada de como a empresa será vista pelo mercado no futuro após implementar as mudanças necessárias e de acordo com o seu planejamento estratégico. E o mesmo vale para os candidatos, é sobre onde você quer chegar profissionalmente. Qual é o seu plano de carreira?

Diferentemente da missão, a visão muda com o tempo, pois a proposta é continuar em constante evolução. Além disso, ela tem algumas características fundamentais:

  • Ela precisa ser desafiadora;
  • Deve ser factível, ou seja, precisa ser uma possibilidade real, mesmo que seja difícil;
  • A visão pode mobilizar pessoas para uma causa muito comum;
  • Ela precisa ser objetiva, para que as pessoas sejam capazes de visualizar o futuro;
  • Por fim, você precisa ser capaz de ver o resultado com a visão realizada: você gosta daquilo que você enxerga?

De encontro a visão, está a determinação de recursos necessários para que os objetivos sejam alcançados. Ou seja, a visão irá orientar tanto empresa quanto candidatos em suas ações. Alguns exemplos de visão profissional e de empresa são:

  • Me tornar o líder no setor X de uma companhia dentro de 10 anos;
  • Ser a marca número 1 de sabonetes veganos em 2025;
  • Ser líder em eletrodomésticos, dominando 90% do mercado até 2030, entre outros.

O que são os valores?

Por último, os valores também são conhecidos como princípios. Pois, eles ditam a forma como você ou a empresa irá se comportar para atingir os objetivos a longo prazo. Não é a toa que esses três conceitos formam um tripé indispensável para o sucesso de qualquer profissional ou organização.

É importante ter valores bem definidos, e que todos os envolvidos nos processos acreditem e ajam de acordo com eles. Portanto, quanto mais alinhados os seus valores forem dos da organização, maiores são as chances de um bom relacionamento profissional. 

Para que você aprenda a criar e a fortalecer valores, confira três pontos fundamentais:

  • Seja objetivo, os seus valores precisam ser curtos e expressar a sua identidade em poucas palavras.
  • Qual é o seu diferencial? Os seus valores será o seu diferencial competitivo no mercado de trabalho, ou seja, aquilo que fará os olhos dos recrutadores brilharem. Portanto, fuja do comum e do óbvio. Respeito e responsabilidade são princípios básicos, então, busque aquilo que irá diferenciá-lo.
  • Dê exemplos na hora de falar seus valores. Não adianta apenas citá-los, você precisa dar exemplos de ações e momentos em sua carreira ou em sua vida que seus valores estiveram presentes. Pois, esses valores serão testados e avaliados diariamente na rotina da empresa. 

Por fim, para ficar ainda mais fácil o seu entendimento, esses conceitos podem ser definidos da seguinte forma:

  • Missão, é o que eu faço.
  • Valores, é quem eu sou e no que eu acredito.
  • Visão é o que eu quero atingir a curto e a longo prazo.

Anote essas informações sobre você, e analise se a missão, a visão e os valores da empresa são parecidos com os seus, e eu tenho certeza que você fará uma boa primeira entrevista de emprego. 

Porque esses conceitos são importantes na primeira entrevista de emprego?

Vamos imaginar a seguinte situação: você tem a oportunidade de fazer uma viagem dos seus sonhos, mas não possui nenhuma informação sobre o destino, os meios de transporte disponíveis, quanto dinheiro irá gastar e nem mesmo quais são os passeios que você poderá aproveitar. Por mais que você aceite o convite, fica inviável aproveitar a viagem sem essas informações, não é mesmo? A mesma coisa acontece no mercado de trabalho: se você não oferecer as informações corretas para que a empresa possa te avaliar e oferecer uma oportunidade para você, a sua chance de ser selecionado para o cargo irá diminuir.

A falta dessas informações prejudica o processo, pois a empresa não saberá se você realmente tem o perfil almejado para o cargo. Nem muito menos o que é importante para você, para que assim, a organização possa oferecer as melhores condições de trabalho.

Uma contratação vai muito além de competências técnicas ou comportamentais. É sobre o que você acredita e como isso poderá refletir em seus resultados. Além disso, é impossível saber se você poderá fazer parte de uma equipe, sem entender muito bem qual é o seu perfil. Um perfil errado em uma equipe já equilibrada, pode não só prejudicar os resultados da empresa, como também te deixar desconfortável e insatisfeito no ambiente de trabalho. 

Daí a importância em coletar o máximo de informações possíveis sobre os candidatos. E isso inclui informações como missão, visão e valores, por exemplo. Esses conceitos também te ajudam a escolher qual empresa você irá utilizar todos os seus esforços para crescer e se desenvolver, assim, buscando um sucesso profissional.   

Autoconhecimento e primeira entrevista de emprego

Quantas vezes você já se sentiu inseguro ou nervoso só de pensar na sua primeira entrevista de emprego? Eu imagino que muitas vezes! Dessa forma, o autoconhecimento é visto como um fator-chave para a primeira entrevista de emprego. Quando você sabe quem você é e onde deseja chegar, fica mais fácil se expressar e se destacar no processo seletivo.

Isso porque, o autoconhecimento te ajuda a definir quais são seus valores, sua missão e a sua visão. Além disso, a partir dele você consegue identificar e desenvolver as suas principais competências comportamentais e técnicas, se tornando um agente de mudanças da sua própria vida. E identificando pontos de melhoria e desenvolvimento profissional

Assim, através do autoconhecimento, você saberá o que buscar para agregar valor a sua carreira, e também oferecer o melhor para a empresa onde você deseja trabalhar. Pois, você saberá exatamente como gastar energia em seus pontos fortes e também nos pontos que merecem atenção extra.

Em suma, quando você sabe o que quer e onde deseja chegar, as chances de ter sucesso para mostrar o resultado desejado aumentam. Afinal, as empresas esperam por pessoas que entreguem resultados e trabalhem em prol de seus objetivos.   

Onde eu encontro essas informações sobre a empresa?

Primeira entrevista de emprego_onde encontrar informações sobre a empresa
Primeira entrevista de emprego: onde encontrar informações sobre a empresa? | Foto: unsplash.com

Eu já sei os principais conceitos que norteiam o meu sucesso profissional. Mas, onde eu encontro essas informações sobre a empresa? 

A melhor forma de encontrar informações sobre missão, valores e visão da empresa é acessando o site. Não só no site e na página “trabalhe conosco” podem ter essas informações, mas também na descrição da vaga. Então, a leia com bastante atenção. 

Ao acessar o site da empresa, além dessas informações, você passa a entender como os produtos ou serviços funcionam, e em que ramo do mercado a empresa está inserida. 

As redes sociais são ideais para observar traços da cultura organizacional. Pois, ultimamente as empresas estão usando o mundo digital para fortalecer a marca empregadora, e isso é fundamental não só para você conhecer um pouco sobre a rotina da empresa. Mas, também para você ter certeza de que essa organização está alinhada com o seu perfil. 

No momento da sua primeira entrevista de emprego, utilize essas informações que você adquiriu a partir de uma boa pesquisa. E mostre aos recrutadores porque você quer trabalhar na empresa, bem como quer agregar valor com o seu trabalho. 

Cultura organizacional e o que você precisa saber sobre a empresa

Atualmente, as empresas buscam por candidatos que se alinhem à cultura organizacional, ou seja, o famoso fit cultural. Por isso, é tão importante estudar antes de fazer a sua primeira entrevista de emprego. 

Em resumo, a cultura organizacional é o nome dado ao conjunto de missão, visão e valores da empresa. Quando bem definida, a cultura é capaz de estimular a satisfação no trabalho, bem como motivar e engajar as equipes. 

Fazem parte da cultura aspectos como: vestimenta, modo de trabalho sendo ele flexível ou não, regras e normas de relacionamento, entre outros. Por exemplo, a empresa onde você vai trabalhar, permite que os funcionários usem roupas descontraídas? Ou prefere trajes formais? E de que forma isso se conecta ao seu perfil profissional?

Quando você demonstra que conhece a empresa e ainda, que se encaixa no perfil, você vai muito além do conhecimento técnico. Você demonstra proatividade, iniciativa, interesse e alinhamento: características que geralmente chamam a atenção dos recrutadores.

Dicas para entrevista de primeiro emprego

Conquistar o primeiro emprego é um momento especial, mas também pode gerar ansiedade. Para ajudar você a se destacar e se sentir mais preparado, reunimos algumas dicas essenciais para que a sua entrevista seja um sucesso.

1. Escolha bem o que vestir

Sua imagem conta muito na primeira impressão. Prefira roupas alinhadas com o perfil da empresa: se for mais formal, aposte em peças clássicas; se for um ambiente descontraído, opte por algo casual, mas arrumado. Lembre-se de que seu objetivo é demonstrar profissionalismo desde o momento em que você entra na empresa.

2. Tome cuidado com a fala

Comunicar-se com clareza é essencial. Evite gírias ou termos muito informais, e organize suas ideias para que suas respostas sejam objetivas. Além disso, escute atentamente o entrevistador e não tenha medo de pedir esclarecimentos, caso necessário. A forma como você fala revela muito sobre sua confiança e preparação.

3. Valorize a experiência acadêmica

Mesmo que você ainda não tenha experiência profissional, a trajetória acadêmica pode ser um grande diferencial. Cite projetos relevantes, trabalhos em equipe, monitorias ou pesquisas em que tenha participado, destacando habilidades adquiridas ao longo dos estudos.

4. Pense em situações em que foi desafiado

Os entrevistadores costumam perguntar sobre momentos em que você enfrentou desafios. Prepare exemplos em que você precisou resolver problemas ou se adaptar a mudanças, mesmo que tenham ocorrido no ambiente acadêmico ou em atividades extracurriculares. Isso mostra como você lida com situações difíceis e toma decisões sob pressão.

5. Estude a empresa antes

Conhecer a empresa é fundamental. Pesquise sobre seus valores, missão e principais projetos. Essa preparação não apenas ajuda você a entender se a empresa está alinhada com seus objetivos, mas também demonstra seu interesse genuíno pela vaga.

6. Pense nos seus pontos fortes e fracos

É comum que os entrevistadores perguntem sobre seus pontos fortes e fracos. Prepare uma resposta sincera e, no caso dos pontos fracos, mostre como você está trabalhando para melhorá-los. Isso revela autoconhecimento e disposição para crescer.

7. Seja você mesmo na entrevista

Por fim, a autenticidade é um dos fatores mais importantes. Mostre quem você realmente é, sem tentar se encaixar em uma imagem artificial. As empresas valorizam profissionais genuínos e com personalidade própria, pois isso contribui para a construção de um ambiente saudável e produtivo.

Conclusão

Por fim, não se esqueça de se preparar emocionalmente e fisicamente para a sua entrevista. Tome cuidado para dormir cedo, estude as perguntas mais difíceis e se prepare para demonstrar autoconfiança. Se possível for, treine um dia antes na frente de um espelho.

Que tal ter acesso as melhores dicas para ir bem na sua entrevista de emprego? Clique aqui e adquira o ebook “Guia do candidato: como mandar bem nas entrevistas”. 

E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Além disso, aproveite para acompanhar mais conteúdos como este aqui nos outros canais da EMPREGARE: