Chegou um momento no mercado de trabalho onde todos os processos seletivos foram modernizados e facilitados para as empresas, e resta aos candidatos se adaptar a esses novos moldes de recrutamento e seleção. O headhunter chegou para facilitar os processos, e encontrar o candidato ideal para a empresa, aliando valores e objetivos. Pensando nisso, preparamos esse material com 5 dicas de como chamar a atenção de um headhunter. Confira! 

Headhunter: 5 dicas para chamar a atenção desse profissional

Você sabia que, atualmente, existem vagas que não são divulgadas de forma convencional? Algumas delas nem são divulgadas, na verdade. Assim, todo o processo ocorre de forma sigilosa com a ajuda de um profissional especializado em “caçar talentos” – um headhunter

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, geralmente essas vagas são as melhores, e as mais cobiçadas. E, ao abrir um processo sigiloso, a empresa tem maior controle sobre os candidatos que admitem seus currículos. Sendo assim, além de ter um currículo atrativo, você precisa também ter uma boa reputação e um histórico profissional que ganhe o respeito de outros profissionais da área. Assim, você também aumenta as suas chances de indicação.

Além disso, para chegar a essas oportunidades, você precisa encontrar – ou ser encontrado – por um headhunter. Pensando nisso, separamos aqui 10 dicas que vão te ajudar a chamar a atenção desse profissional. Confira:  

1. Aumente a sua visibilidade no mercado

Em primeiro lugar, umas das formas mais eficientes de ser reconhecido e identificado como um talento em potencial, é participando ativamente no diálogo dentro do seu setor. Além de participar de eventos importantes na sua área de atuação, por exemplo. Assim, você conseguirá aumentar a sua visibilidade no mercado. Em poucas palavras, você precisa estar ativo, e encontrar formas de ser visto – e lembrado. 

Não apenas participe como ouvinte, mas corra atrás de oportunidades para palestrar em eventos, conferências. Tenha artigos publicados em revistas e editoriais de confiança de sua área. E ainda, ser citado em artigos também pode te ajudar com essa tarefa.

Outra forma de aumentar a sua visibilidade no mercado é estando no lugar certo. Isto é, uma excelente ferramenta usada pelo headhunter na atualidade para a busca de talentos é o LinkedIn. A rede foi criada justamente para facilitar o relacionamento entre profissionais e executivos de diversas áreas, e recrutadores ou headhunters. 

A rede é uma verdadeira vitrine de suas conquistas, habilidades e competências. Portanto, é importante que você tenha um perfil de destaque no LinkedIn, e participe de discussões que irão agregar valor ao seu perfil. Não se esqueça de que é importante sempre manter o seu currículo atualizado na rede. Seguem algumas dicas para alavancar o seu perfil:

  • demonstre a sua trajetória profissional;
  • compartilhe suas conquistas relevantes;
  • inclua suas qualificações;
  • apresente os resultados;
  • fomente debates de temas importantes;
  • tenha recomendações de colegas no perfil;
  • participe de grupos na sua área de atuação;
  • mantenha-se sempre atualizado sobre o mercado, sobre a economia e sobre o seu setor;
  • bem como, se comunique e se conecte com pessoas importantes da sua área. 
Aumente sua visibilidade para ser encontrado por um headhunter.
Aumente sua visibilidade para ser encontrado por um headhunter. | Foto: unsplash.com

2. Procure reconhecimento pelo seu trabalho

Quanto mais bem-sucedido você é, maiores as chances de você ser abordado por uma empresa ou por um headhunter. Esse sucesso às vezes depende do seu reconhecimento na área, e pelo seu trabalho bem-feito. Não é nada que você consiga conquistar da noite para o dia. Muito pelo contrário! O reconhecimento vem com o tempo, isto é, com sua trajetória profissional, de acordo com as conquistas, e também depende bastante da sua visibilidade no mercado. 

As pessoas que se destacam positivamente, são mais fáceis de encontrar. Para isso, você pode se envolver em projetos, solicitar feedbacks de seus gestores sobre quais melhorias você precisa promover. 

Muito importa o que as pessoas pensam e falam quando escutam seu nome no mercado de trabalho. Sendo assim, existem pessoas que poderão sugerir o seu nome, e te recomendar pelo profissional que você está se tornando constantemente? Se a resposta for “sim”, então você está no caminho certo! 

3. Invista em networking social 

De encontro a dica anterior, saiba que compartilhar as suas buscas por novos desafios com os seus contatos é essencial. Afinal, se um headhunter pedir indicação a algum deles, eles lembrarão de você. 

Um networking eficaz é uma poderosa ferramenta que pode aumentar as suas chances de ser notado. Portanto, se esforce para manter um contato de qualidade com colegas talentosos e bem relacionados. Bem como, pesquise e se conecte com pessoas que você sabe que são importantes no mercado, dentro de sua área de atuação. 

Tome cuidado para não buscar essas relações apenas quando estiver buscando um emprego. Pois, esse comportamento pode diminuir as suas chances, ainda te deixar com uma reputação ruim. Portanto, é importante fazer relações profissionais de forma consistente ao longo de sua trajetória. 

Além de manter contatos com colegas importantes, também vale se conectar com recrutadores e headhunters. E mesmo que o headhunter não tenha o costume em avaliar outras redes sociais, é sempre bom manter o bom senso, e se preocupar sobre o que você vai publicar sobre a sua vida pessoal.

Por fim, não se limite ao ambiente virtual. Uma forma de atrair a atenção do headhunter é fora das redes. Participe de eventos, feiras e congressos, pois além de agregar conhecimento, irá permitir a troca de ideias e experiências entre empresas e profissionais da sua área.  

4. Não ligue para o headhunter

Isso significa que campanhas de headhunters têm a intenção de encontrar o melhor talento possível para uma determinada função. Com isso, é normal que o pesquisador ligue para você, você estando procurando emprego ou não. E isso explica o porquê do contato do headhunter não estar disponível em qualquer lugar. 

Nesse sentido, não fique enviando mensagens ou emails constantemente para esse profissional. Se você é relevante para a sua experiência, então eles te encontrarão sem grandes dificuldades, e ainda ficarão felizes em falar com você e em conhecê-lo.  

Não perturbe o headhunter, ele vem até você!
Não perturbe o headhunter, ele vem até você! | Foto: unsplash.com.

5. Se atente a esses aspectos importantes para ser encontrado por um headhunter

Muito mais do que adquirir visibilidade, você precisa deixar tudo em ordem para que o recrutador sinta o desejo e a curiosidade para entrar em contato com você. Para tanto, alguns aspectos são importantes:  

Redes sociais e LinkedIn

Como já foi mencionado, é importante manter o seu perfil atualizado, com o máximo de informações possível sobre seus projetos, qualificações e experiências. Diferente de um currículo impresso, o currículo online ou até mesmo o perfil no LinkedIn permite que você descreva melhor como foi a sua trajetória. Portanto, use o espaço que você tem para demonstrar os seus conhecimentos e a sua autoridade em sua área de atuação. 

Lembre-se que o LinkedIn, mais do que nunca, é uma ponte fundamental para estabelecer essa comunicação entre o headhunter e o profissional. Então, é importante que você tenha uma conta na rede e a mantenha sempre atualizado e ativo. Independente se você está em busca de novas oportunidades no momento ou não. 

Além disso, é importante que você deixe seus contatos acessíveis, assim, permitindo que o headhunter possa te encontrar e entrar em contato com você.

Currículo

É essencial que você saiba construir o seu currículo de forma estruturada, com a descrição exata de seus projetos e resultados. Tome todo o cuidado para que seu currículo seja claro e objetivo, e expresse de maneira verdadeira os principais aspectos de sua trajetória profissional.  

Mostre seu conhecimento

Existem diversas formas de mostrar o seu conhecimento. Uma delas nós já mencionamos: escrever artigos ou fazer publicações relevantes sobre temas que você domina. Você pode publicar textos até mesmo no LinkedIn, e abrir discussões importantes. 

Outra forma é se envolver em debates: comente posts e artigos de outros profissionais. Ao fazer isso, além de mostrar o seu conhecimento, você vai aumentar as chances de estabelecer conexões com profissionais da mesma área. 

Apresentação

A forma como você se apresenta pode aumentar – ou diminuir – as suas chances de ser encontrado por um headhunter. E trata-se de um aspecto muito importante, não só para demonstrar profissionalismo, como também para você ser lembrado pelo caçador de talentos. Portanto:

  • Apresente-se de forma personalizada para cada vaga em aberto, e para cada headhunter em específico. Esqueça mensagens automáticas, e textos de apresentação copiados da web. O seu perfil deve ser único e deve demonstrar quais são os seus diferenciais, assim que o recrutador bate o olho. Se você está buscando uma nova oportunidade ou uma recolocação profissional, você deve se preocupar em abordar o headhunter de forma diferente e humanizada. 
  • Seja proativo: no caso de uma vaga aberta e visível no mercado, apresente-se para o recrutador via LinkedIn. E se o email estiver disponível, prontifique-se e envie seu currículo com uma boa carta de apresentação por meio dessa ferramenta. Afinal, alguns profissionais preferem se comunicar através do email. 
  • Divulgue-se de forma responsável. Isto é, caso você não saiba se existe uma vaga aberta, é preciso que você faça o seu marketing pessoal e se divulgue de forma estratégica e responsável. 

Por fim, é importante ressaltar que o profissional precisa saber abordar e se conectar com os headhunters em suas redes sociais. Afinal, o motor de busca do LinkedIn, por exemplo, sempre irá priorizar os profissionais que já estão conectados, no momento que ele estiver fazendo a busca ativa. Então, invista em um perfil de qualidade e faça com que o headhunter queira conhecer você e a sua carreira!  

Conclusão

Em conclusão, podemos destacar que mostrar a disponibilidade em conversar, o interesse em ouvir a proposta do headhunter e ser educado, são características fundamentais, principalmente para você que pretende se destacar no mercado. Tenha em mente que primeiro o headhunter irá te avaliar, e posteriormente poderá abrir portas para você.

Além disso, muito mais do que salários e benefícios, é ideal analisar se os objetivos, os valores e o perfil da empresa são compatíveis com os seus. Buscar mais informações sobre a empresa irá te ajudar a se diferenciar dos demais. Sua tarefa é convencer o headhunter que você é o talento ideal para a vaga.    

Por fim, está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho? Deixe a EMPREGARE te ajudar neste processo. Clique aqui e cadastre seu currículo gratuitamente.

Você também pode obter mais conhecimento através de nosso canal no YouTube e na nossa página no Instagram.