É na hora da entrevista que muitos candidatos perdem a oportunidade de garantir a vaga. Por isso, separamos 10 perguntas de entrevista de emprego e respostas que os recrutadores esperam.
Não precisamos nem dizer que o mais importante é você ser você mesmo e sempre, sempre mesmo, falar a verdade, durante a entrevista.
Mas, para facilitar sua vida e seu planejamento, nós da Empregare.com vamos te dar uma mãozinha e apresentar aqui 10 das principais perguntas feitas nas entrevistas.
Quais são as perguntas de entrevista de emprego?
- Por que quer trabalhar aqui?
- Por que você está mudando de emprego?
- Por que você saiu do último emprego?
- Quais foram as suas principais realizações ao longo da sua carreira?
- Em que área da sua vida você acha que precisa se desenvolver mais?
- Como você lida em situações que precisa trabalhar sob pressão?
- O que faz nas horas vagas?
- Por que devemos te contratar?
- O que você mudaria em nossa empresa a partir da sua área de atuação?
- Qual é a sua pretensão salarial?
Por que quer trabalhar aqui?
O recrutador quer entender o que atrai o candidato para a empresa e se ele fez sua pesquisa sobre a organização. É fundamental que você conheça a empresa antes de se candidatar a vaga.
Busque observar onde estão as falhas da empresa e como podem ser melhoradas. Por exemplo, se você quer uma vaga no time de marketing. Observe quais são os pontos falhos e já chegue na entrevista com possíveis soluções.
Todo recrutador espera que o candidato tenha uma motivação específica para se juntar à empresa, como valores compartilhados, oportunidades de crescimento ou interesse nos produtos/serviços oferecidos.
Pegue um caderninho e faça a lição de casa. Anote tudo o que puder e se prepare bem antes de começar a entrevista.
Por que você está mudando de emprego?
O recrutador quer entender as razões pelas quais o candidato está buscando novas oportunidades. Isso pode revelar aspectos sobre as aspirações profissionais do candidato, insatisfação com o emprego anterior ou desejo de buscar desafios mais significativos.
Essa pergunta não tem por objetivo saber sobre sua vida pessoal, ou sobre problemas que você teve no passado. Aqui o objetivo é saber se os seus objetivos estão alinhados aos objetivos da empresa.
Existem inúmeras informações sobre o futuro da empresa que só o recrutador sabe. Então, é melhor que você conte logo quais são seus planos futuros para ambos saberem se os objetivos se alinham, ou não.
Assim, ninguém gera falsa expectativa. E com as expectativas alinhadas tanto empresa quanto candidato podem seguir a diante em uma possível contratação.
Por que você saiu do último emprego?
Ao perguntar sobre a saída do emprego anterior, o recrutador quer obter informações sobre a estabilidade do candidato, como ele lida com conflitos ou desafios no ambiente de trabalho e se houve algum problema relevante que possa impactar sua contratação.
Quais foram as suas principais realizações ao longo da sua carreira?
Essa pergunta busca entender as conquistas e contribuições do candidato em trabalhos anteriores. O recrutador procura por exemplos específicos de como o candidato trouxe resultados positivos para suas funções e equipes.
Você pode responder, por exemplo, que ao longo da sua carreira liderou projetos complexos que resultaram em melhorias significativas na eficiência e produtividade da equipe.
Ou dizer que foi responsável por implementar estratégias que aumentaram a satisfação do cliente e contribuíram para o crescimento das receitas da empresa.
Dentre outras experiências que tiver. É claro, sem mentir ou tentar ludibriar o recrutador. Contudo, procure sempre comunicar como usou de alguma soft skill em trabalhos anteriores.
Em que área da sua vida você acha que precisa se desenvolver mais?
O recrutador quer entender a capacidade do candidato de autoavaliação e identificação de áreas de melhoria. Essa resposta pode fornecer insights sobre a disposição do candidato em aprender e crescer profissionalmente.
Você pode dizer que sempre há espaço para desenvolvimento pessoal e profissional. E dizer no que está focado atualmente.
Por exemplo, você pode estar focado em melhorar suas habilidades de comunicação e liderança, para se tornar um líder mais eficaz e capaz de motivar sua equipe a alcançar seus objetivos.
Ou que está matriculado em algum curso na sua área ou planejando fazer alguma outra faculdade, ou ainda, tirar alguma certificação.
O importante é demonstrar ao recrutador que você está em constante busca por aperfeiçoamento e que isso é algo fundamental na sua vida.
Como você lida em situações que precisa trabalhar sob pressão?
O recrutador deseja avaliar a habilidade do candidato em lidar com o estresse e a pressão do ambiente de trabalho, bem como sua capacidade de manter o foco e a produtividade durante momentos desafiadores.
Você pode dizer que nestas situações, busca manter a calma, priorizar tarefas e trabalhar de forma organizada para atingir os prazos estipulados.
Ou, então, apontar que acredita que a pressão pode ser uma oportunidade para mostrar resiliência e alcançar resultados excepcionais.
A pressão é inerente ao mercado de trabalho. Dificilmente você irá encontrar um trabalho em que não haja pressão. Portanto, não lide como um problema. Demonstre ao recrutador que você tem ferramentas para lidar com a pressão.
O que faz nas horas vagas?
Essa pergunta busca conhecer os interesses e atividades pessoais do candidato, fornecendo um vislumbre de sua personalidade, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e possíveis habilidades que podem ser relevantes para a vaga.
Seja sincero, não tente parecer intelectual se você não for. As pessoas se conectam com pessoas. Seja honesto com você mesmo e com o recrutador. Ele é tão humano quanto você.
Por que devemos te contratar?
Essa pergunta é fundamental. Você precisa ter consciência da sua capacidade. E ter noção do que a empresa necessita. O porquê é sempre o ponto mais sensível de tudo o que fazemos na vida.
Ao fazer essa pergunta o recrutador quer que o candidato destaque suas habilidades, experiências e como elas se relacionam com as necessidades da empresa.
Isso é uma ótima oportunidade, pois permite que você mostre sua confiança e entusiasmo em contribuir para a equipe e a organização. Aproveite.
O que você mudaria em nossa empresa a partir da sua área de atuação?
Essa pergunta visa avaliar a capacidade do candidato de analisar a empresa e oferecer ideias construtivas de melhorias.
Demonstra também o interesse do candidato em agregar valor à organização. Encare como uma oportunidade de abrir sua caixa de ferramentas e mostrar do que é capaz.
As empresas contratam porque querem soluções que não estão encontrando dentro de seus times. Portanto, aproveite para fazer com que percebam que você vai agregar valor ao time.
Abordagens que ajudam a responder essa pergunta vão nessa direção: sou proativo, comprometido e tenho facilidade em aprender novas tecnologias e processos.
Demonstre que está ansioso para contribuir com meu conhecimento e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.
Qual é a sua pretensão salarial?
Não deixe que o constrangimento te atrapalhe nesse momento. Todas as profissões possuem um piso e um teto. Esteja consciente do quanto o mercado está pagando para sua área.
Por outro lado, se você acredita que está mais capacitado do que a maioria das outras pessoas, então, se valorize. Converse com colegas e saiba quais são as credenciais que fazem os profissionais se destacarem na área.
Se for necessário, faça mais cursos, tire certificações, busque por formações em cursos livres, aprimore suas soft skills. E aí, sim, contabilize tudo isso para responder sua pretensão salarial.
O recrutador busca compreender as expectativas salariais do candidato e verificar se estão alinhadas com o que a empresa está disposta a oferecer para a posição em questão.
Normalmente, as pessoas tendem a estipular suas pretensões salariais a partir de seu próprio custo de vida, ou pelo quanto recebiam anteriormente. Mas, isso não é nada estratégico.
Não se deixe levar pelas suas necessidades pessoais. Essa não deve ser sua primeira régua. Em vez disso, mapeie o mercado e descubra qual é a realidade para a sua função.
Lembre-se: perguntas podem variar de empresa para empresa.
Lembrando que as perguntas podem variar de acordo com a vaga e empresa, mas essas são algumas das principais áreas de interesse que um recrutador busca explorar durante uma entrevista de emprego.
Essas foram, apenas, algumas dicas. Mas, com certeza você pode e deve se preparar muito mais para conseguir o que quer.
Mentalize seu desejo real. Foque naquilo que pretende para o futuro. E siga confiante que vai dar tudo certo. Nós estaremos por aqui torcendo por você.
muito bom esta dicas, ajuda muito