O networking é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento da sua carreira e da sua vida profissional.
Quanto maior for seu networking, maiores serão suas chances de transicionar sua carreira, conseguir entrevistas ou ter o emprego dos seus sonhos.
O que você precisa ter em mente é que o networking pode lhe dar acesso a oportunidades que você talvez não conseguiria encontrar sozinho.
Por exemplo, você pode receber insights sobre novas técnicas de vendas, informações sobre estratégias de marketing de um concorrente ou conselhos sobre como você pode melhorar profissionalmente.
Neste post vamos aprender mais sobre como o networking pode fazer toda a diferença na sua carreira.
Por que fazer networking?
Um networking bem feito pode te ajudar a economizar tempo e aliviar o estresse, portanto, saiba como usá-lo de maneira eficaz.
O networking com outras pessoas profissionalmente ajuda a compreender as estratégias e práticas recomendadas comuns do seu setor.
Os setores geralmente mudam com o tempo, portanto, manter relacionamentos positivos com outros profissionais de negócios vai te manter informado sobre as últimas notícias ou inovações.
Se você for a área de programação, por exemplo, com um networking afinado você poderá trocar figurinhas sobre novas técnicas de codificação com outros programadores.
Outro ponto importante em fazer networking é poder compartilhar suas ideias e estratégias com outros profissionais. Profissionais na área da criatividade precisam sempre estar testando suas ideias.
Nesse mesmo sentido, os profissionais muitas vezes têm pontos de vista variados sobre como realizar determinadas tarefas ou planejar atividades.
Portanto, conversar com várias pessoas do seu setor pode ajudá-lo a aprender estratégias inesperadas para melhorar os processos de negócios.
Líderes normalmente têm listas de contatos em grande escala e vários anos de experiência para compartilhar.
Ao se relacionar com essas pessoas, você pode receber conselhos sobre como crescer e se destacar no mercado de trabalho.
Como funciona o networking?
O networking normalmente ocorre em eventos do setor, que são organizados para que vários profissionais possam se conectar no mesmo local, discutir tópicos relevantes e trocar ideias.
Você também pode encontrar oportunidades semelhantes online por meio de determinadas plataformas de mídia social, fóruns e webinars.
Outra possibilidade para você fazer networking é participar de um seminário de negócios. Os empreendedores costumam dar palestras sobre temas específicos relevantes para seus nichos.
Conversar com participantes que compartilham seus interesses ou estilo de trabalho pode ajudá-lo a expandir sua lista de contatos e trocar conselhos úteis.
Você também pode se juntar a um grupo de networking. Por exemplo, você pode ingressar na câmara de comércio da sua região, que é um grupo de empreendedores e que oferece oportunidades de referências e desenvolvimento de negócios.
Círculos sociais dos mais variados podem ser ambientes para networking. Por exemplo, igrejas, associações, academias, enfim. É claro que esses não são os espaços mais adequados para o networking, mas é possível que aconteça.
Por fim, mas não menos importante, mantenha seu perfil de mídia social atualizado. Certas plataformas permitem que os profissionais cultivem uma rede por meio de diferentes tipos de envolvimento online.
Por exemplo, você pode postar atualizações em estilo de blog sobre suas atividades comerciais recentes para sua base de seguidores ou solicitar amizade on-line com um líder do setor.
Leia também: Trabalho Home Office é tendência entre candidatos
Como abordar pessoas para fazer networking?
Durante esses eventos busque sempre ficar com algum contato do profissional que te chamar atenção. Procure conversar com várias pessoas, mas tente não ser superficial em suas abordagens.
Crie um ambiente em que consiga manter relacionamentos positivos com as pessoas, evite entrar em discussões ou polêmicas nessa primeira abordagem.
Mas, para deixar este conteúdo um pouco mais didático, vamos listar algumas dicas para você iniciar seu networking:
Sorria. Apenas sorria para as pessoas
Quando alguém sorri para você, espontaneamente, você sorri de volta. Isso é uma reação natural de todo ser humano.
A postura ideal para lidar bem com as pessoas é fazer com que percebam o tamanho do seu apreço por elas.
Se você demonstra estar feliz em ver alguém, a outra pessoa também ficará feliz. Um sorriso não custa nada e traz muita alegria para todos os envolvidos.
Suas ações demonstram às pessoas o que você pensa sobre elas. Assim, da próxima vez que conhecer alguém, o gesto mais genuíno de expressar “eu gosto de você e estou muito feliz em vê-lo”, é sorrir.
Demonstre apreço
Um dos motores do comportamento humano é o desejo de ser apreciado. Toda pessoa gosta de ser elogiada e ouvir que está fazendo um bom trabalho. A psicologia chama de reforço positivo.
O desejo de aprovação faz o ser humano escalar a montanha mais alta, escrever o romance mais intenso ou construir o monumento mais espetacular.
O elogio como recompensa é um incentivo mais forte do que a punição pelo mau trabalho.
Faça as pessoas o reconhecerem como alguém que demonstra apreço, não como um súbito crítico.
Para demonstrar apreço sempre agradeça e faça elogios sinceros, não regue as pessoas com falsa bajulação. A sua apreciação deve ser sempre honesta.
Para ser interessante seja interessado
As pessoas amam um bom ouvinte, especialmente quando ele as encoraja a falar.
Todos os seres humanos são naturalmente interessados em si mesmos e, portanto, estão sempre predispostos a gostar de alguém que compartilhe desse interesse.
Para ser simpático e interessante, não fale, apenas escute. Pergunte ao outro sobre ele mesmo e o incentive a falar o tanto quanto quiser. O segredo de ser interessante é simplesmente estar interessado.
Escutar significa dar a outra pessoa toda a sua atenção. Faça um esforço consciente para mostrar que você está realmente interessado em entender tudo o que ela tem a dizer. Não a interrompa, nem se deixe distrair.
Sigmund Freud era famoso por sua habilidade em escutar. Ele demonstrava pleno interesse naquilo que as pessoas diziam.
Em troca, seus pacientes se sentiam completamente à vontade para revelar até as emoções mais íntimas.
Por outro lado, falar de si mesmo excessivamente, deixando de ouvir os outros e constantemente interrompê-los, indica que você é egocêntrico.
Mostre sua apreciação para os outros falando sobre o que é importante para eles.
As pessoas gostam de falar com bons ouvintes. Mas amam aqueles que partilham sobre assuntos de seus contextos, como seus empregos ou seus hobbies.
Dale Carnegie conta que sempre que Theodore Roosevelt estava prestes a conhecer alguém, ele se preparava cuidadosamente para tal encontro.
O político lia tudo o que podia sobre os interesses da outra pessoa. Roosevelt entendeu que o caminho para conquistar as pessoas é falar sobre as coisas que elas mais valorizam.
É hora de agir
Construir uma rede de contatos profissionais sólida e em constante expansão é uma boa estratégia para impulsionar sua carreira ou negócio.
Afinal de contas, o seu sucesso muitas vezes depende de quem você conhece e das conexões que você é capaz de estabelecer.
Mas, para ficar visível para as empresas que estão procurando talentos, você precisa manter seu currículo atualizado e disponível em uma plataforma eficaz.Conheça nosso gerador de currículos e faça seu cadastro em nossa plataforma. São inúmeras vagas disponíveis todos os dias.
Preciso muito trabalhar